Museu Histórico de Jaboticabal Aloísio de Almeida

Mantido pela Prefeitura Municipal de Jaboticabal, o Museu Histórico de Jaboticabal é uma instituição cultural muito respeitada e com grande prestígio na cidade.

Este Museu foi criado pela Leo Nº 664, de 17 de Novembro de 1965, sendo posteriormente aberto ao público em 16 de julho de 1979.

Foto:MARCO AURELIO ESPARZ,licença Creative Commons.

O Objetivo do Museu Histórico de Jaboticabal é preservar de forma permanente e segura o patrimônio artístico da Cidade, para que a presente a e as futuras gerações do município possam reconhecer as tradições e os desdobramentos históricos de Jaboticabal.

Museo Histórico de Jaboticabal: endereço e telefone

O Museo Histórico de Jaboticabal tem como nome Aloísio Almeida e está localizado no seguinte endereço:

R. Prof. Osvaldo Martins Cruz, 193 – Centro, Jaboticabal – SP, 14870-110

Para entrar em contato com a administração do Museu, os interessados podem ligar no telefone (16)3203-1126.

museu historicio jaboticabal
Foto:MARCO AURELIO ESPARZ,licença Creative Commons.

Outras informações sobre o Museu em Jaboticabal

O mentor intelectual e grande idealizador do Museu em Jaboticabal foi  advogado Dorival Martins de Andrade, então funcionário público da Prefeitura Municipal de Jaboticabal.

Inicialmente, o acervo era composto por peças transferidas dos prédios do executivo municipal, visando após isso receber doações de moradores da cidade, além de compras e aquisições que poderiam ocorrer de vez em quando.

A maior parte da coleção arqueológica foi proveniente da doação dos moradores mais antigos, sendo as mesmas posteriormente identificadas através de pesquisas de campos não acadêmicas.

Em 16 de julho de 1979, em meio às comemorações dos 71 anos da cidade, o museu foi disponibilizado ao público instalado em uma residência de 757 metros quadrados de três pavimentos, sendo térreo e mais dois andares conhecida como “Palacete da Turca”.

O palacete fora erguido na década de 1920, por encomenda da imigrante síria Azize Abicalil com uma arquitetura em estilo greco romano.

museu historico jaboticabal
Foto:MARCO AURELIO ESPARZ,licença Creative Commons.

Acervo do Museu

O Museu Histórico de Jaboticabal mantém um acervo de quase 10.000 peças, percorrendo tópicos como a História do Brasil, de São Paulo e da região com uma tipologia de acervo voltada para arqueologia, etnografia, numismática, filatelia e artes plásticas.

O acervo histórico abrange documentos, mapas, fotografias, jornais, discos de vinil e instrumentos musicais, mobiliário, máquinas, armas, indumentária e outros objetos variados referentes a diversos acontecimentos, períodos históricos e personalidades e organizações jaboticabalenses. Destacam-se os conjuntos referentes à ocupação, uso do solo e organização social de Jaboticabal, à indústria da região e os acervos referentes à Revolução Constitucionalista de 1932 e à Segunda Guerra Mundial.

museu historico jaboticabal
Foto:MARCO AURELIO ESPARZ,licença Creative Commons.

Opiniões de visitantes do Museu

Colhemos em algumas páginas da internet a opinião de alguns visitantes do Museu Histórico de Jaboticabal Aloísio de Almeida.

“Eu não conheci, porque ele estava fechado no fim-de-semana. O prédio é muito bonito! Deveria abrir no fim-de-semana….”

“O Museu tem um acervo limitado, o que não gera muito interesse por parte dos moradores da cidade. Mas mesmo assim, tem peças interessantes e tem todo o arquivo da cidade com o jornal O Combate, que existe desde 1903.”

“O melhor do museu é a casa da turca em si, bem legal para conhecer um pouco da história, porém falta muita coisa, pois pra uma cidade de quase 200 anos, não tem muita coisa no museu. Falta interatividade também.”

Foto:MARCO AURELIO ESPARZ,licença Creative Commons.

E você, já visitou o Museu Histórico de Jaboticabal Aloísio de Almeida? Tem vontade de visitar? Que tal deixar a sua opinião nos comentários abaixo?