Como Consultar a Situação Eleitoral

Como consultar a Situação Eleitoral é uma dúvida que muitos brasileiros têm, sobretudo quando se aproxima a data das eleições. A consulta da situação eleitoral também é importante para os mais diversos procedimentos no Brasil.

Muita gente não sabe como consultar a situação eleitoral e por isso, nossa equipe montou este artigo informativo a fim de incluir dados importantes para você tirar suas dúvidas sobre como consultar sua situação eleitoral!

Primeiramente, é importante dizer que atualmente estamos vivendo uma época de modernidade e inclusão digital, sendo possível buscar pela internet a sua situação do título eleitor.

Caso você queira acessar a Página Oficial do Tribunal Superior Eleitoral para verificar a sua Situação Eleitoral, o link é este.

Para realizar a sua consulta de situação eleitoral no site oficial do TSE, basta procurar por seu nome ou através de seu título de eleitor.

Porém, existe uma outra forma de realizar este processo, comparecendo pessoalmente a um cartório ou a um posto de atendimento eleitoral voltado ao eleitor.

Para fazer a verificação da sua situação eleitoral pessoalmente no cartório ou posto de atendimento eleitoral, é necessário levar documento pessoal de identificação como a carteira de identidade, carteira de trabalho(CTPS)  ou carteira de habilitação (CNH). Certidão de nascimento ou casamento são aceitas.

ver-situação-eleitoral

Consulta de situação eleitoral : tirando as dúvidas 

Como já foi dito anteriormente, existem duas formas de fazer a consulta de situação eleitoral e duas possíveis respostas podem ser dadas após a consulta.

Se a sua situação estiver regular, isso significa que você pode votar normalmente, porém, isso não exclui exatamente a possibilidade de existirem pendências com a Justiça Eleitoral.

Para ter certeza de que não existem débitos com o TSE, o eleitor necessita acessar o portal do Tribunal Superior Eleitoral para verificar a Certidão de Quitação Eleitoral.

Também é possível solicitar em um cartório ou posto eleitoral de atendimento ao cidadão.

A outra resposta do sistema sobre sua situação eleitoral pode ser a que o seu título eleitoral cancelado. Parasaber mais sobre Titulo de eleitor cancelado, veja nesta artigo.

Isto só acontece quando o eleitor opta por não votar e não justificar a ausência por mais de três eleições consecutivas. Quem não compareceu ao recadastramento biométrico também pode ter o título de eleitor cancelado.

Como resolver a minha situação eleitoral?

Após visualizar a sua situação eleitoral e ter a resposta do sistema, talvez você precise resolver a sua situação eleitoral.

Assim, será necessário se apresentar ao cartório eleitoral em que seu título é inscrito, levando documentos importantes para a confirmação de sua situação atual.

Primeiramente, é solicitado pelo órgão que seja levado um documento oficial e original para identificação. São aceitos:

  • passaporte;
  • carteira de trabalho;
  • carteira de identidade;
  • carteira de habilitação e outras.

Outro documento necessário para esta confirmação é o comprovante de residência atual, como faturas de cartão de crédito, contas de água, luz, telefone e outros.

Se você não tiver correspondências e contas com seu nome, poderá levar no nome de um familiar além de um documento que comprove que existem laços familiares.

Se você tiver comprovantes de justificativa, leve-os, serão importantes! Caso seja necessário pagar uma multa, ela será no valor de R$ 3,51 por cada turno não votado.