Como Justificar o Voto Pela Internet

315
Como justificar o voto
Justificar o voto pela internt

Justificar o voto pela internet, é possível? Muitas pessoas não tem tempo de comparecer pessoalmente em uma seção eleitoral para justificar o seu voto. Outras querem evitar longas filas e um trânsito terrível para chegar aos locais de votação.

Se você se enquadra em algumas destas situações e quer encontrar um jeito de fazer a justificativa do seu voto de forma online, pela internet e sem perder o seu tempo, neste artigo nós iremos demonstrar se isso é possível no seu Estado.

Como Justificar o Voto pela Internet

O Brasil está vivendo um dos momentos mais incertos da sua história política. Com as eleições 2018 se aproximando, muita gente ainda tem dúvidas em relação aos seus deveres e como justificar o voto pela internet é um deles.

Para quem não consegue votar por motivos de força maior, como doença ou viagem, as autoridades brasileiras solicitam uma justificativa de ausência no dia da eleição ou em até 60 dias após.

Uma novidade animadora para quem passar por problemas com a burocracia é que existe uma forma de justificar o voto pela internet.

Para as pessoas interessadas em fazer desta forma a justificativa, é necessário acessar o portal Justifica, um sistema que funciona nos principais navegadores da atualidade.

Para justificar, você precisará abrir o Sistema Justifica Internet e se identificar com:

  • o seu nome completo;
  • número do título de eleitor;
  • data de nascimento.

Além disso, o eleitor precisará informar dados adicionais em relação a sua impossibilidade de votar na sua zona eleitoral no dia da eleição, anexando um documento que possa provar isso, como um atestado médico, por exemplo.

Após concluir o processo, o eleitor que justificou o voto online irá receber um número de protocolo para acompanhar o resultado de sua justificativa. O e-mail cadastrado também receberá estas informações.

como justificar o voto pela internet
Justificar o voto pela Internet

Eleições 2018: como justificar o voto online

Para evitar que ocorram punições, como cobrança de multa ou ter o título cancelado, o eleitor necessita procurar o Tribunal Regional Eleitoral por meio de busca online ou presencial o mais rápido possível para justificar.

O prazo é de 60 dias. Após isso, será necessário pagar uma multa, podendo ter alguns de seus direitos interrompidos, como a retirada de documentos e outros.

Justificar o Voto para quem mora ou está viajando para o exterior

Eleitores que moram fora do Brasil ou estão fora do país temporariamente também precisam fazer a justificativa. Para quem retorna ao país após o prazo de 60 dias, existe o prazo de 30 dias após a  volta para fazer a justificativa.

Justificar voto pela internet tem restrição para estados

Atenção! A justificativa de voto pela internet só pode ser feita atualmente pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Norte, Distrito Federal ou fora do Brasil.

Portanto, se você está fora destes estados, será necessário fazer a justificativa do seu voto do jeito tradicional indo presencialmente à justiça eleitoral da sua região.

Se você, por algum motivo de força maior (como doença ou viagem) não pôde votar, deverá fazer no dia da eleição ou até 60 dias depois a justificativa do voto.

Lembrando que cada turno da mesma eleição precisa ser justificado. Cada vez que existe a votação e o cidadão está ausente é um problema para seu futuro: alguns direitos podem ser comprometidos.

Não existe um número de vezes máximo para efetuar a justificativa eleitoral! No dia que for ao local da justificativa, não se esqueça de levar o título e documento de identificação oficial com foto!

Porém, se você conseguir fazer pela internet esta justificativa, a necessidade é de fazer o preenchimento corretamente dos dados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here