Como Justificar o Seu Voto 2018

213
Como Justificar o seu Voto 2018

As eleições 2018 estão chegando e você pode estar com dúvidas em relação a justificar a ausência na sua zona eleitoral no dia do voto, certo? Conhecido como “justificar o voto”, esta ação do cidadão ajuda a evitar problemas com a justiça eleitoral.

Quando eleitor não pode votar por algum motivo, ele precisa justificar o voto, apresentando o formulário de justificativa preenchido juntamente com o título de eleitor e um documento de identificação com foto.

Isto precisa ser feito no dia da votação e a apresentação será feita para qualquer mesário. Caso não consiga fazê-lo no dia da eleição, é possível entregar a justificativa em qualquer cartório eleitoral após a eleição em até sessenta dias.

Mencionamos anteriormente a necessidade de apresentar um formulário. Bom, para encontrá-lo, você precisa procurar o Requerimento de Justificativa Eleitoral gratuitamente nos postos de atendimento ao eleitor em cartórios eleitorais.

Você também encontra o formulário para justificar o voto em qualquer seção eleitoral no dia da votação.

Caso você não consiga se deslocar aos locais, é possível encontrar o requerimento no portal online do Tribunal Superior Eleitoral e também dos Tribunais responsáveis por eleições das regiões.

É importante também estar atento ao formulário que será preenchido, já que um deve ser preenchido somente para a entrega no dia da eleição e o outro é voltado para pessoas que vão se justificar depois do dia da eleição.

Justificar o voto
Formulário Para Justificativa Eleitoral

Como justificar o voto, informação de ausência

O eleitor que deseja justificar o voto, precisará fazer um por turno, caso aconteçam dois. Não sendo necessário pagar qualquer multa caso feito no prazo estipulado de 60 dias após a eleição.

No dia da eleição, você vai justificar o voto preenchendo o formulário, sem cometer erros gramaticais ou rasuras, de forma legível. Caso contrário, a justificativa não é considerada válida pelas autoridades.

Quem faz o preenchimento do formulário deve fazer a entrega em qualquer seção eleitoral, caso seja no dia da eleição.

O título de eleitor precisa ser apresentado, assim como um documento de identidade oficial. Carteira de trabalho, passaporte ou carteira de habilitação também servem como documento de identificação.

Como justificar o voto após a eleição e após o prazo de 60 dias

Justificativa Eleitoral
Como Justificar o Voto

A justiça eleitoral permite que o eleitor justifique a ausência em até 60 dias após a eleição. Para isso é necessário procurar um cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor.

Além disso, você pode enviar o formulário de justificativa por Correio ao Juiz Eleitoral do cartório em que você estiver inscrito.Ademais, é necessário anexar os documentos que consigam justificar sua ausência, como bilhetes de passagens, por exemplo.

Não há limites para fazer a justificativa de ausência. Você ainda pode fazer isso pela internet por meio do Sistema Justifica, caso você esteja no exterior, ou nos estados do Ceará, Distrito Federal, Paraná, Roraima e Rio Grande do Sul.

Quem não está incluso na lista dos estados citados, precisa ir ao local para justificar. Após o prazo, o eleitor precisa pagar uma multa no cartório eleitoral. Existe a chance do Juiz Eleitoral poder isentar o eleitor do pagamento, caso haja um requerimento nesse sentido.

Compartilhamos aqui com você um excelente vídeo  disponibilizado no Youtube pelo Canal Me Conte Aí!