Como Votar em Branco

Muita gente se pergunta: como Votar em Branco?

As eleições no Brasil estão marcadas para os próximos meses e o clima de descontentamento da população com a classe política faz com que muita gente queira votar em branco.

Contudo, existem pessoas que tem algumas dúvidas em relação a este voto, ele pode ir para algum candidato? Neste artigo, você será informado sobre tudo o envolvendo este assunto.

Primeiramente, o voto em branco não vai para qualquer candidato. Ao votar em branco você, eleitor, estar informando ao sistema eleitoral do Brasil que não quer eleger qualquer candidato.

Assim, o voto não é considerado válido, ficando de fora dos resultados da eleição, portanto, não indo para qualquer um dos indicados.

Muitas pessoas possuem dúvidas e desconfianças sobre o voto branco por conta de um motivo antigo: quem votava em branco nas eleições de cédulas poderia ter o papel assinado com o nome de um candidato. Atualmente este tipo de fraude é impossível.

Como votar em branco: dúvidas e respostas

O voto branco não vai para nenhum candidato, mas indiretamente pode favorecer algum candidato.

Quanto maior o número dos votos que são inválidos (brancos e nulos), menos votos serão necessários para obter a vitória na eleição, tornando mais fácil para certo candidato ser eleito.

Mas vale lembrar que o voto não vai para o candidato que está ganhando, ele interfere matematicamente no resultado da eleição.

O voto em branco serve para muitos eleitores como uma demonstração de descontentamento com os candidatos, demonstrando que não há aprovação de nenhum dos que disputam o pleito.

Para votar em branco é simples: tecle “branco” e em seguida, o “confirma”. Nas eleições de 2018 , os eleitores votarão em cinco candidatos.

Os cargos a serem votados este ano são: presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Portanto, para votar em branco em todos estes candidatos, você deverá apertar a tecla sempre que forem solicitados os números.

Como votar em branco e o que isso causa

Como Votar Em Branco
Votar em Branco

Os votos em branco não são capazes de ocasionar um caos eleitoral. Somente há cancelamento ou anulação da eleição se o candidato eleito tiver problemas com a justiça. Assim a eleição é remarcada.

Somente o Tribunal Superior Eleitoral pode cancelar uma eleição, assim como remarcar uma nova, respeitando um intervalo de 20 a 40 dias.

Reiterando: os votos em branco ou nulo não serão direcionados para qualquer candidato, somente são desconsiderados pelo sistema.

Um exemplo matemático simples mostra a influência do voto branco na eleição: se existe uma cidade com 10 eleitores e dois candidatos, sem haver qualquer voto em branco ou nulo, o candidato vencedor será aquele que receber seis votos.

Porém, se nesta cidade onde existem 10 eleitores, ao menos duas pessoas votarem em branco e duas  nulo, somente seis votos serão considerado válidos, tornando vencedor o candidato que conquistar quatro votos.

É muito importante votar, mesmo que seja um voto em branco. Porque fazendo isso, você mantém o seu direito de cidadão, garantindo direitos como retirada de documentos entre outros e evitando o cancelamento do seu título eleitoral.

Votar em branco também faz parte do seu exercício de cidadania, não abra mão do voto!