Como Anular o Voto Na Urna Eletrônica

198

As eleições 2018 estão chegando e muitos internautas como você ainda tem dúvidas sobre como anular o voto.

A anulação do voto, o famoso “voto nulo” é utilizado muitas vezes como forma de protesto pelos eleitores, mostrando que os candidatos no pleito não os representam.

O Brasil vive um clima político de enorme instabilidade, já que existem muitas investigações contra políticos em aberto além de crimes já provados.

Muita gente não se sente representada pela classe política e ao exercerem a sua cidadania, acabam optando por anular o voto ou mesmo votar em branco, mas como fazer isso e como isso implica no processo eleitoral brasileiro?

Bom, antes de tudo nós estamos aqui para lhe informar como anular o voto, nosso portal não tem qualquer interesse em promover movimentos ou pessoa política. Muito menos recomendamos esse tipo de prática.

como votar nulo

Como anular o voto nas Eleições

As eleições acontecem de dois em dois anos, num espaço para prefeitos e vereadores serem eleitos e também presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais, cada um destes possui quatro anos de mandato, exceto os senadores, que permanecem no cargo por oito anos.

Portanto, como o contato com a urna é pouco, as pessoas ainda possuem dúvidas importantes. Além disso, é interessante informar que uma eleição não é anulada por conta de grande número de votos nulos. veja este artigo.Para saber os motivos que podem levar uma eleição a ser anulada,

Exatamente, nem se as urnas fecharem com mais de 50% dos votos nulos, a eleição não é anulada.

Como Anular o Voto
Como Anular o Voto na Urna Eletrônica

Como votar nulo na urna eletrônica

Não existe um botão para votar nulo, mas é simples, você deverá simplesmente escolher números aleatórios para digitar na urna.

Ou seja, para eleição de deputado estadual, por exemplo, são cinco números. Ao invés de digitar um número de candidato, você optará por digitar “00000” e assim, o seu voto não irá para nenhum dos concorrentes ao cargo eletivo.

O motivo é simples: o sistema não vai reconhecer o seu voto, pois ele não corresponde a nenhum partido político ou a qualquer candidato.

Muito simples certo? Na hora em que chegar à urna, para efetuar a anulação, você deverá digitar números zero ou qualquer outro que não corresponda aos candidatos e apertar o confirme. Pronto, o seu voto já vai estar anulado.

Anulação de Voto
Urna Eletrônica: anular o voto

Mais detalhes sobre como votar nulo

Para presidente e governador, a urna solicita dois números. Para senador, são três números. Para deputado federal, a urna pede quatro números e para deputado estadual, são cinco números.

Assim, é só seguir este padrão para anular qualquer que seja a votação.

Um ponto importantíssimo é que a falta de votos não anula qualquer eleição, como já dito anteriormente. Mesmo se houverem 99% dos votos nulos, a pessoa que receber ao menos um voto será eleita.

Além disso, você não anula o seu voto ou a eleição por se ausentar no dia da votação. Outro detalhe importante é que a eleição só será anulada se houver alguma fraude. Se o candidato mais votado for cassado, haverá uma nova eleição.

Para finalizar, na urna eletrônica, confirme o seu voto teclando o confirma. É importante votar, pois mesmo que você não tenha qualquer sentimento de representação partindo dos políticos, há uma manutenção dos seus direitos de cidadão, como retirada de documentos.

É importante você considerar também a possibilidade de escolher um entre todos os candidatos pois ao votar nulo, você poderá estar favorecendo os candidatos mais despreparados. Mas essa decisão cabe unicamente a você.