Tártaro: como evitar o aparecimento?

Veja as formas de se previnir sobre o aparecimento do tártaro e ter uma melhor saúde bocal

Como evitar o aparecimento do tártaro?

Uma higiene bucal correta é a principal forma de conseguir evitar o aparecimento de diversos problemas de saúde, assim como o tártaro.

Muito mais do que escovar os dentes todos os dias, existem ainda outros cuidados que deverão ser realizados para conseguir manter bons cuidados e a higiene, de forma que sejam evitadas as doenças bucais que podem trazer uma série de agravamentos.

Nesse artigo iremos abordar informações muito importantes, sobre o que é o tártaro, quais são as suas principais causas de aparecimento e ainda, como evitar o mesmo.

O que é o tártaro

De forma bastante específica e até mesmo técnica, o tártaro é na verdade a calcificação da placa bacteriana que, quando não é removida corretamente acaba recobrindo os dentes e até mesmo a gengiva.

Em casos mais graves quando o tártaro não é removido por completo, pode causar outros problemas e doenças, como manchas nos dentes, cáries, gengivite e mau hálito.

É fácil de identificar o aparecimento do tártaro, quando é identificado no dente uma mancha amarelada que, mesmo com a limpeza manual mais completa a mancha não pode ser removida.

Quando isso acontecer é preciso consultar o dentista, que com os equipamentos indicados, irá realizar uma limpeza completa e profunda.

Evitar o tartaro

Quais são as causas do tártaro

Para o aparecimento da placa, que se não for retirada e devidamente tratada poderá causar o aparecimento do tártaro, existem na verdade diferentes causas.

A mais comum delas e que pode facilmente ser revertida é a má higienização dentária. Não obter o cuidado correto e principalmente uma rotina de cuidados com os dentes, irá rapidamente ocasionar o aparecimento do tártaro.

Outras causas estão diretamente relacionadas com o que é consumido por uma pessoa, como o chá preto, café e também alimentos que são ricos em açúcar, gorduras e ingredientes refinados.

Veja como evitar o aparecimento do tártaro

Uma boa higiene bucal e que seja realizada com frequência e de preferência todos os dias, é a melhor forma de cuidar da boca evitando que sejam desenvolvidas doenças que podem atrapalhar a qualidade de vida de uma pessoa.

Confira abaixo quais são as melhores formas de evitar o aparecimento do tártaro.

A primeira forma que existe para evitar essa e na verdade, qualquer outra doença da boca é escovando os dentes.

No entanto, saiba que não basta apenas uma escovação rápida e desajeitada. É necessário utilizar os produtos corretos e realizar uma boa escovação. Alguns especialistas dizem até mesmo, que para uma limpeza correta e completa, seria necessário escovar os dentes por cerca de uma hora, todos os dias.

Mas como não temos esse tempo disponível em nossa rotina, a escovação por vezes acaba sendo muito rápida e em alguns casos, com menos de cinco minutos.

Seja com o tempo corrido e apertado, não deixe de fazer uma boa escovação, com os cuidados necessários e em todas as posições.

Isso irá evitar o tártaro, mau hálito e outros problemas bucais.

Com os dentes devidamente escovados, é importante também passar o fio dental. Os dentistas indicam que o uso do fio dental também seja diário e não apenas, quando existe um pedaço de qualquer alimento que esteja ali incomodando.

O fio dental irá ajudar de forma específica, a remover toda a placa que fica entre os dentes e principalmente, próximo à gengiva o que se não for corretamente removido, poderá rapidamente se transformar em tártaro.

Fora esses cuidados que são os mais importantes é preciso ainda, utilizar o enxaguante bucal para finalizar o processo de higiene diária.

Lembre-se que é necessário também, visitar o dentista regularmente para que não haja nenhum problema para tratar, pelo menos realizar uma manutenção ou limpeza, é de grande importância para a sua saúde bucal.

Comentários estão fechados.