Como Encontrar Pessoas Desaparecidas no Cartório Eleitoral?

É possível encontrar pessoas desaparecidas no Cartório Eleitoral?

Pessoas desaparecidas são um real problema para a família, amigos e conhecidos. Como o Brasil é um país muito grande, a distância muitas vezes é implacável.

Mudanças constantes, brigas, distanciamento causado por conta de emprego e outras questões acabam afastando as pessoas e aí surge a dúvida: como encontrar pessoas desaparecidas?

Existe a possibilidade de encontrar pessoas desaparecidas no cartório eleitoral?

Neste artigo, você vai entender um pouco sobre a possibilidade, encontrar motivos para seguir nossas dicas e, principalmente dar o pontapé inicial para encontrar aquela pessoa querida que desapareceu sem deixar pistas.

Encontrar Pessoas Desaparecidas no Cartório Eleitoral

Existem muitos tipos de desaparecimento. Seja aquele onde você sabe que a pessoa se mudou ou outros, onde realmente um ente querido seu sumiu e não se tem mais informações sobre o mesmo.

Se houve um sumiço rápido e não restou nenhuma informação, você pode procurar a Polícia Civil.

Na delegacia, você vai relatar que aquele ente querido não está mais por perto, abrindo um boletim sobre desaparecimento, o que pode ser investigado, caso tenha acontecido algum crime (como sequestro, por exemplo).

Contudo, neste texto, vamos falar sobre aquele desaparecimento por questões pessoais da pessoa que está sendo procurada.

Se você está procurando por uma pessoa especial, já buscou por amigos em comum, na internet e em outros locais e mesmo assim não conseguiu nenhuma informação, talvez você possa encontrar essa pessoa com o auxílio de um Cartório Eleitoral.

Mas como isso funciona e porquê nesse local tão peculiar que envolve eleições e política?

Buscando por Desaparecidos

Como já dissemos, essa é uma forma de saber se a pessoa procurada ainda está morando no mesmo estado ou se está por algum outro lugar: tudo depende da disponibilidade das informações que a própria deixou clara para o sistema do Governo Federal.

Você pode encontrar pessoas por meio do título de eleitor e, essa busca deve ser feita por meio de ordem judicial.

Quando uma pessoa está desaparecida, o juiz poderá determinar que o cartório eleitoral faça a busca para que seja encontrada a cidade deste cidadão desaparecido.

As informações que são encontradas pelo Cartório eleitoral são sigilosas, isso porque no Brasil, cada cidadão possui o seu direito à privacidade.

Portanto, os órgãos pertencentes ao Poder Público tem a obrigação de proteger dados como endereço, número de telefone e outras informações de contato.

Dependendo a necessidade de contato e comprovada a informação de proximidade entre as duas pessoas, a pessoa pode conseguir consultar a zona eleitoral que aquele ente querido vota nas eleições, por exemplo.

Isso já reduz a informação a uma cidade, aproximando os ente queridos de forma prática.

Dados necessários para a Busca Por Desaparecidos

Nos dias de hoje, já é possível encontrar pessoas desaparecidas no Cartório Eleitoral: você apresentará o nome da pessoa e o nome da mãe do cidadão, assim você consegue consultar onde ela vota.

Algo a mais que isso, será necessário a ordem de um juiz para consentimento da divulgação dos dados do desaparecido.

E, como já estamos vivendo em um momento bem informatizado, você pode consultar no site do TSE as informações sobre o local de votação da pessoa, mas claro, precisando preencher alguns dados peculiares que somente quem é muito próximo saberia.

Verifique neste link, as informações necessárias para fazer a devida análise. Site oficial do TSE.