Como Saber o Lugar de Votar?

166
Consulta Local de Votação

Como saber o lugar onde você vai votar? Se você não sabe ou não se lembra onde é o seu local de votação, ou então se é a primeira vez que você vai votar, pode estar perdido, sem saber extamente qual o endereço do seu local de votação.

É muito simples saber o local onde você vai votar. Apenas acesse essa página e faça a consulta inserindo:

  • Seu nome
  • Data de Nascimento
  • Nome da sua mãe

Pronto! A pesquisa já mostra o endereço em que você deverá comparecer para dar o seu voto, simples, rápido e prático.

Se este é o seu problema, não se preocupe, pois neste artigo iremos lhe mostrar detalhadamente como fazer uma pesquisa na internet para saber onde será o colégio, escola, universidade, ou qualquer que seja o lugar onde você vai votar.

O Brasil vive um momento de incerteza e as eleições estão chegando para que os cidadãos possam definir qual será a nova equipe que guiará o país pelos próximos anos, porém, alguns eleitores ainda não tem ideia de como saber o lugar de votar.

Seja por ter esquecido o local, por ter faltado da última vez, ou até por nunca ter votado antes, as pessoas se perguntam como saber o local onde votar, o que pode ser um verdadeiro problema no dia da eleição, certo?

Por isso, existem formas muito simples de descobrir onde votar e não precisa nem pagar nada por isso!

Uma das formas mais fáceis de fazer isso é consultar o seu local de votação por meio da internet. Também existe como procurar o seu local de votação pela Central de Atendimento ao eleitor e também no seu cartório eleitoral.

Primeiro, neste artigo, vamos lhe dar as dicas necessárias sobre documentos e os caminhos para chegar até o resultado que é onde você votará este ano.

Saber onde vai votar

Como saber o lugar de votar? – Pela internet

Talvez o método mais simples, é possível achar o endereço onde está localizada a sua seção para voto no portal oficial do Tribunal Superior Eleitoral.

Neste site, você vai precisar fazer a consulta pelo nome ou pelo seu número de título de eleitor. As informações precisam ser preenchidas com total atenção, já que se houverem erros, o sistema não reconhecerá os dados do cidadão.

No portal do TSE, o caminho é o seguinte: primeiro é necessário visitar a Home do website e em seguida consulta por título.

Lá, é só preencher os seus dados como o número do título, nome completo, data de nascimento e nome completo da mãe para consultar. Após isso, serão informados o seu endereço de voto, número de zona e seção.

É possível também fazer a aqui a consulta por nome, onde o eleitor preencherá os dados solicitados para receber o informação desejada.

Em caso de problemas no sistema, quando os dados já estão corretos e o sistema persiste em não reconhecer, é necessário buscar o cartório eleitoral.

Como saber o lugar de votar? – Pela Central de Atendimento

Um ponto muito importante para todos os eleitores é que é possível votar mesmo que não tenha em mãos o título de eleitor! São aceitos documentos de identificação, como a identidade ou passaporte para que você vote. Para saber mais sobre este assunto, leia o nosso artigo sobre o tema.

Os números das Centrais de Atendimento aos Eleitores estão disponíveis no portal oficial do Tribunal Regional Eleitoral do seu estado! Em São Paulo, por exemplo, o site é o www.tre-sp.jus.br. Mais detalhes aqui.

Ainda é possível fazer a consulta do seu local de votação no cartório eleitoral em que seu título de eleitor é inscrito e lá, você consegue fazer a consulta.

Se você não sabe onde é a sua zona eleitoral, é possível fazer a consulta por meio do site oficial do TSE.

É muito importante garantir que a sua situação junto à Justiça Eleitoral permaneça impecável, já que o eleitor faltoso enfrenta problemas relacionados à retirada de documentos, solicitação de empréstimos e até matrículas em instituições públicas de ensino e poderá ter o seu título eleitoral cancelado.