Como tirar o Título de Eleitor pela Internet

Como tirar o título de eleitor online pela internet:

A eleição é uma época muito importante para qualquer um que considera definir o futuro do país com boas escolhas para o governo.

E por isso, o título de eleitor deve ser levado a sério como um verdadeiro passaporte para a democracia, já que somente com ele será possível escolher os representantes da nação brasileira.

E como já estamos na época da tecnologia, muita gente quer saber como tirar o título de eleitor online, pela internet ou de algum modo menos complicado que os já conhecidos.

Título de Eleitor Online, pela Internet

Os meios atuais são bem claros em relação a tudo o que podemos fazer e o que não podemos via internet.

Claro que não é possível imprimir o seu título de eleitor de casa, pois existe a necessidade de um servidor analisar seus documentos, as possibilidades de uma fraude. Tudo, claro, para dar uma segurança mais avançada.

Atualmente, existe o sistema Título Net, uma espécie de intermediador entre a sua vontade de não precisar pegar filas para tirar o título e a Justiça Eleitoral.

Todo o seu cadastro será feito pela internet, os dados pessoais precisam ser informados de forma detalhada, sem esquecer ou errar nenhuma informação.

Após isso, o seu cadastro estará completo e será necessário comparecer a um cartório eleitoral para que você retire o documento.

Como tirar o título de eleitor online pela internet

O cidadão vai acessar o site do TSE na opção do Título NET, neste link e após isso fará o cadastro para receber o número de protocolo.

Com este, o cidadão deverá se dirigir e apresentar ao Cartório Eleitoral de sua região para a retirada do título.

O procedimento feito pela internet é uma espécie de pré-cadastro. Então, tenha em mente que não é tudo 100% online!

Você precisa ir de forma presencial no cartório eleitoral para realizar a finalização do seu cadastro e também receber o título.

Você não receberá o título de eleitor por correio. O cadastro é finalizado presencialmente. Inclusive, você poderá escolher qual será o seu local de votação, sempre da forma mais cômoda possível.

 Informações importantes sobre o Título Online

Título de Eleitor pela Internet

O seu pré-cadastro online deve ser feito e após isso, o título precisa ser retirado em no máximo cinco dias.

Passando disso, o processo de pré-cadastramento vai ser anulado de forma automática pelo sistema.

Alguns cartórios poderão solicitar um agendamento para a sua ida. Por isso, esteja de olho no seu pré-cadastro, número de protocolo para atendimento e também no seu agendamento para comparecer ao local.

É importante ficar ligado nesses detalhes para evitar visitas improdutivas. Outro detalhe muito esquecido por alguns usuários é que podem existir taxas para quem já teve um título de eleitor cancelado por falta de votação.

Caso existam pendências, e você precise de liberação do TSE para voltar a ser um eleitor, não será possível resolver este problema online. Somente o cartório eleitoral e o juiz eleitoral poderão resolver seu problema.

Lembrando que sempre é necessário apresentar toda a documentação pessoal para resolver questões relacionadas ao título de eleitor e situação eleitoral.

Aplicativo Título Eleitoral: E-título

Além da possibilidade de emissão do seu título de eleitor pela internet, de forma online, como informamos acima, existe um outro procedimento também muito utilizado.

Trata-se do Aplicativo E-título. Criado pela Justiça Eleitoral para facilitar a vida do eleitor, o aplicativo tem por objetivo substituir o título de papel.

O e-título concentra informações importantes sobre a situação eleitoral de cada pessoa.

Se você quiser baixar o aplicativo em seu celular, vamos deixar logo abaixo os links correspondentes:

Baixe em seu Android

Baixe em seu iOS