Prova de Vida INSS 2019

Veja como fazer a Prova de Vida INSS

Se você está aqui neste artigo, provavelmente não sabe o que significa a Prova de Vida do INSS 2019 e o motivo pelo qual você precisa fazer isso.

Calma, vamos explicar aqui os motivos e a importância de realizar esse procedimento para não ficar sem receber o seu tão merecido benefício!

Por motivos de segurança, a Previdência Social, por meio do INSS demonstrou a existência da necessidade de se fazer a prova de vida.

Os segurados devem realizar a Prova de Vida no INSS a cada 12 meses. Quem não realiza tem o pagamento interrompido.

Fazer a prova de vida no INSS 2019?

Por existirem benefícios voltados aos idosos e também aos servidores que estão sem trabalhar por um problema de saúde, a Previdência Social encontrou a necessidade de uma prova de que essas pessoas estão vivas ainda, para que terceiros não recebam o benefício.

Os segurados do INSS devem comprovar que estão vivos desde o ano de 2012. Essa é a forma de manter o benefício ativo, sendo obrigatório o procedimento.

Quem recebe o pagamento do benefício por meio de uma conta corrente, cartão magnético ou conta poupança precisa realizar a prova de vida para estar seguro, evitando pagamentos indevidos e fraudes.

Prova de vida INSS 2019
Segurados do INSS devem fazer prova de vida todos os anos

 

O que acontece se não fizer a prova de vida no INSS?

Para se ter uma ideia, dos mais de 34 milhões de pessoas que são beneficiárias do INSS, em dezembro de 2018, apenas 132 mil não compareceram aos bancos pagadores há mais de 12 meses.

Após 6 meses sem comprovação de vida o benefício é cessado.

Isso significa que os seus benefícios serão interrompidos. Os bancos fazem comunicados por meio de mensagens em caixas eletrônicos e também nos seus sites oficiais.

Quando devo fazer a prova de vida no INSS?

A rotina de comprimento da prova de vida é feita de forma anual pelos bancos. Ou seja, a data é determinada por cada banco.

Existem alguns que usam a data de aniversário do beneficiário como referencial, outros bancos usam a data de início do benefício, assim como outros que fazem de forma aleatória.

Onde devo ir para fazer a prova de vida?

Você precisa comparecer diretamente no banco onde você recebe o benefício. É necessário apresentar um documento de identidade.

Pode ser o RG, Carteira de Trabalho, Carteira de Habilitação e outros. Já existem bancos que oferecem a identificação por meio da biometria.

Estou doente, não consigo sair de casa, como fazer a prova de vida?

Calma, não precisa se preocupar: os beneficiários que não tem como ir às agências por motivo de saúde ou dificuldades para se locomover podem realizar a prova de vida 2019 com a ida de um procurador cadastrado no INSS.

Moro fora do Brasil, como fazer prova de vida do INSS?

Quem reside no exterior pode realizar a comprovação de vida por meio de um procurador do INSS ou por meio de um documento de prova de vida emitido por consulado. Você pode também acessar o site do INSS para responder o Formulário Específico de Atestado de Vida.

Comentários estão fechados.