Votar usando apenas o RG: é possível?

Votar usando apenas o RG ou a Carteira de Identidade é possível?

Todo ano de eleição é a mesma coisa, a gente nunca sabe onde está o título eleitoral e na hora da correria sempre surge a dúvida se poderá ser usado algum outro documento.

Neste artigo, vamos lhe tirar várias dúvidas, principalmente em relação aos seus deveres, suas documentações e os direitos de todos os eleitores.

Sim, é possível fazer a votação somente com a sua carteira de identidade, o RG, desde que a sua situação eleitoral esteja regularizada e que seu título ainda esteja válido.

Para votar sem fazer a apresentação do título de eleitor, é necessário que a pessoa esteja completamente regular com seus documentos, perante a justiça eleitoral e também inscrito na lista dos eleitores da seção onde fará o voto.

Contudo, é importante que seja notado que a pessoa com o título de eleitor cancelado não pode votar. Tem o título cancelado aquele que não votar e deixar de justificar ausência em três eleições seguidas.

Você poderá consultar a sua situação eleitoral através do portal do TSE através desde link e saber se está tudo certo com o seu título ou não.

votar com o rg

Pode votar só com o RG?

Atualmente, o Brasil é bem flexível nos documentos que podem ser apresentados no dia da votação. Qualquer documento oficial com foto pode ser usado para exercer sua cidadania.

Documentos como o passaporte, a carteira de trabalho, a sua carteira de reservista, carteira de habilitação também são aceitos.

Porém, não é possível votar fazendo o uso de certidão de nascimento ou de casamento, eles não são reconhecidos como documentos de identificação para este caso, por não terem foto.

Para saber a sua seção eleitoral, é necessário verificar a informação do local de votação no site oficial do Tribunal Superior Eleitoral, o TSE, onde existe uma página exclusiva para informações sobre o seu título e local para votação.

Nesta página, bastará informar o nome completo do eleitor, em seguida sua data de nascimento e o nome completo da mãe.

votando sem o título
Votar apenas com o RG

O eleitor pode votar apenas com o RG?

Como já foi informado anteriormente sim. É possível votar apenas com o RG ou com qualquer documento original de identificação com foto!

Nas eleições de 2018, os brasileiros escolherão os seus representantes no âmbito estadual e federal.

São cinco candidatos: presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Outro ponto importante é que para todos os cargos citados, a duração do mandato é de quatro anos, exceto senador, que passa oito anos no cargo.

É muito importante votar, mesmo que seja em branco, pois este é um direito do cidadão.

Algumas pessoas preferem votar nulo. Votando, você garante seus direitos e exerce sua cidadania!

Deixar de votar pode implicar em vários problemas com a Justiça Eleitoral, já que no Brasil votar é obrigatório.

Existem formas de justificar a ausência caso haja um motivo de força maior que impeça a sua ida à sessão eleitoral, como doença, por exemplo.

Por isso, é sempre bom ter noção sobre os deveres dos cidadão para a manutenção de seus direitos. Escolher os representantes é algo muito importante e existiu muita luta por parte dos cidadão anos atrás para a conquista deste direito.

Votar apenas com o RG é possível, portanto não perca a oportunidade de ajudar a definir o futuro do seu país!