Como tirar o Comprovante de Votação

87

Como tirar o comprovante de votação? Vamos lhe ajudar neste texto a saber como tirar o papel que comprova que você votou  e também lhe explicaremos o que é o comprovante de votação!

Como todos já devem saber, o voto é uma poderosa forma do cidadão ajudar a escolher quais serão os seus representantes nas câmaras de deputados, no senado, na governadoria e na presidência.

Mesmo sendo o método principal de ajuda na mudança do país, o voto ainda é alvo de muitas dúvidas, já que existe uma grande falta de informação por meio dos órgãos responsáveis e existe o compartilhamento de muito conteúdo falso e confuso.

Por isso, neste artigo, você terá mais algumas dúvidas em relação às eleições respondidas. Principalmente para que não existam problemas na hora de você exercer o seu direito cívico.

Como tirar o Comprovante de votação das últimas eleições?

Primeiramente, o comprovante de votação é um documento emitido no dia da eleição e é a prova de que o eleitor compareceu à urna no dia do pleito. Vale lembrar que cada comprovante vale por apenas um turno. Ou seja, no segundo turno já é um outro documento emitido.

O comprovante do voto é entregue pelo mesário da seção eleitoral onde o eleitor é inscrito para votar.

Infelizmente, o comprovante de votação não tem segunda via, ele é entregue somente no ato da votação. Após aquele momento, não é possível conseguir outro. Inclusive, não existe ainda formas de conseguir uma nova via desse comprovante pela internet.

Porém, se tiver a necessidade do eleitor de provar que não existem pendências com a Justiça Eleitoral ou que votou em certo turno, será necessário procurar um Cartório Eleitoral para fazer a solicitação da Certidão de Quitação.

Para emitir este documento pela Internet, o nosso site tem um tutorial explicando passo-a-passo como emitir a Certidão de Regularização eleitoral pela internt. Você poderá fazer isso e este documento pode valer também como comprovante de votação:

Neste documento estarão presentes todos os detalhes possíveis sobre a sua frequência como eleitor, em relação aos turnos presentes e ausentes, se tiver.

O comprovante de votação e a certidão de quitação

A citada Certidão de Quitação pode ser solicitada pelo eleitor para a comprovação de que o mesmo está em situação regular e que não existem pendências com a Justiça Eleitoral.

A Certidão pode ser encontrada em cartórios eleitorais e em alguns casos pela internet.

Os dados contidos neste documento são: nome dos pais, domicílio onde o eleitor vota, data de inscrição no domicílio eleitoral e outros dados.

O comprovante de votação é um papel pequeno, que vem na cor branca, com o emblema da Justiça Eleitoral de fundo e em letras pretas traz as informações sobre a eleição: “Comprovante de Votação – Eleições 2016”, por exemplo. Veja um exemplo deste documento:

segunda via comprovante de votação
Comprovante de Votação

Informações sobre o turno, a data, o nome completo do eleitor, número de inscrição do Título de Eleitor, data de nascimento, zona e Seção.

Vale ressaltar que o Tribunal Superior Eleitoral sempre considera um turno como uma eleição. Então, mesmo que uma eleição tenha dois turnos, ela é registrada como duas eleições diferentes no sistema.

Quem falta ao segundo turno, por exemplo, precisa se justificar, mesmo tendo votado no primeiro.

Estar em dia com a Justiça Eleitoral ajuda o eleitor a manter os seus direitos, como a emissão de documentos como o passaporte, solicitar empréstimos, tomar posse em cargos públicos e outros.

Segunda via do Comprovante de Votação: é possível tirar?

Para resumir, se você precisa tirar a segunda via do seu comprovante de votação, infelizmente isso não será possível. No entanto, você tem a possibilidade de emitir uma certidão de quitação eleitoral para provar que está totalmente em dia com a Justiça Eleitoral, sem qualquer pendência.

Desta forma, é muito importante que você guarde o seu comprovante de votação e evite assim que, quando precisar deste documento, possa ter algum tipo de dor de cabeça para tirar o comprovante de votação.

Veja também:

Disponibilizamos aqui um vídeo compartilhado pelo Canal do Rafael Júnior ensinando como tirar o comprovante de Quitação Eleitoral que vale como comprovante de votação.