Como Transferir o Título de Eleitor

0
87
Fazer a transferência do título de eleitor

Neste artigo, nós iremos tirar as dúvidas dos eleitores em relação a transferir o título de eleitor, já que os anos eleitorais sempre causam muitas dúvidas.

Primeiramente, a transferência do título de eleitor ocorre quando o cidadão resolve mudar de endereço, assim, é necessária a alteração da zona eleitoral.

A mudança do local de voto pode ser feita no cartório mais próximo de sua nova residência,desta forma, será necessário apresentar uma documentação exigida pelo órgão que emite estas informações.

O eleitor que deseja transferir o título de eleitor precisa apresentar um documento de identificação, como uma certidão de nascimento, carteira de trabalho, carteira de identidade ou qualquer outro documento de identificação que seja emitido por órgãos federais.

Para confirmar o novo endereço, é necessário apresentação de um comprovante de residência no nome do eleitor. Este precisa ser recente e não pode ser cópia, somente originais são aceitos.

Por comprovante de residência podem ser aceitos contas de luz, envelopes de correspondência, conta de água, gás e outros. Se ainda tiver título de eleitor, é necessário levá-lo também.

Caso o eleitor não tenha um comprovante de sua residência na nova cidade em seu nome, é possível apresentar em nome de algum familiar, com um documento que possa confirmar um parentesco.

Fazer transferência do título de eleitor de umacidade para outra

Como transferir o título de eleitor – Pode pela internet?

Atualmente, não é possível fazer a transferência do título de eleitor pela internet. O TSE ainda não criou um sistema seguro o suficiente para que estas informações sejam passadas online.

Porém, se o eleitor tiver interesse, ele poderá agendar o requerimento de transferência online, pelo portal de pré atendimento do Tribunal Superior Eleitoral, o intitulado Título Net.

Assim, é possível fazer um agendamento de forma simples e prática, somente preenchendo seus dados corretos. Importante deixar claro que o portal do TSE é um ambiente seguro.

Agora vamos para a parte onde os deveres do cidadão precisam estar em dia para que exista a real possibilidade de fazer a transferência.

Não é possível transferir o título de eleitor se você não estiver em dia com a Justiça Eleitoral! Não é permitido mudar o de zona eleitoral se houverem pendências ou se o seu título estiver cancelado.

Portanto, primeiro devem ser resolvidas as pendências para que em seguida a mudança de endereço aconteça.

Além disso, é necessário estar morando há ao menos três meses na nova cidade, um ponto importante para que a transferência possa ser efetuada.

mudar o título de eleitor de uma cidade para outra

Transferência de Título Eleitoral: Informações Importantes

Atenção: se você fez uma transferência a menos de um ano, não é possível transferir novamente. Os alistados ao serviço eleitoral há menos de um ano também não podem transferir.

Só estão liberados destas regras os servidores públicos como civis e militares, assim como os seus familiares. A transferência do título por motivo profissional também libera os cidadãos da regra.

Transferir o título de eleitor para outro país também é possível. O local em questão precisa ter uma representação de diplomacia brasileira.

É preciso que o brasileiro que reside no estrangeiro busque a embaixada do Brasil ou a Repartição do Consulado para que a solicitação seja feita. Se houver futura mudança para outro país, também deve existir a solicitação para retransferência.