Como Consultar Filiação Partidária pelo CPF?

Consultar filiação a partido Político pelo CPF?

 As eleições estão chegando e são conhecidas como a Grande Festa da Democracia, possuem um enorme significado para o futuro dos brasileiros.

E por isso, nosso portal está tirando algumas dúvidas que podem estar te deixando um pouco inseguro em relação ao que vai acontecer nos próximos meses.

A política em si é um assunto muito grande e os partidos políticos são como blocos de pessoas: unidos, os integrantes unem-se aos ideais que podem transmitir aos eleitores alguma concordância em relação a como deve ser governado o país.

Deste meio, surge as definições muito discutidas no brasil: Direita, Esquerda e Centro. Estas são posições ideológicas dentro da política e existe muito extremismo por aí, inclusive pregado pelos partidos e integrantes.

Por isso, se você quer Consultar filiação a partido Político pelo CPF, saiba aqui neste artigo alguns detalhes.

É possível consultar filiação a partido Político pelo CPF?

Uma das opções mais simples de verificar se alguém é filiado a algum partido político (ou se você foi filiado sem autorização) é pela internet.

O site oficial do Tribunal Superior Eleitoral oferece estes detalhes. Caso você tenha interesse, também é possível saber sobre a filiação no Cartório Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de seu estado, ou no TSE.

Porém, não é possível fazer a consulta por meio do número do CPF. Saiba como fazer a consulta pelas formas atualmente disponíveis.

A consulta da filiação a partido político na internet é feita pelo site do TSE, neste link. O portal solicita o número do título de eleitor no campo “inscrição”.

Após isso, basta clicar em “Gerar Certidão” para receber a resposta do sistema. Se a pessoa alvo da pesquisa estiver filiada a algum partido político, você receberá a mensagem: “O Eleitor está Regularmente Filiado”.

Será também exibido o nome do partido, município e data em que a filiação aconteceu. Se a pessoa alvo da pesquisa não está filiada, o sistema vai mostrar a mensagem: “não está filiado a partido político”.

Se você foi filiado a um partido sem conhecimento ou consentimento, é necessário fazer a solicitação de desfiliação partidária no diretório do partido, por meio de uma carta.

Como consultar todos os filiados de um partido político?

Caso você não consiga encontrar pela forma detalhada anteriormente, você pode verificar por meio da relação oficial dos filiados a partidos políticos (disponibilizada no site do TSE) se você ou quem quer que esteja buscando é ligada ao partido político.

Para isso, basta selecionar o partido escolhido, depois disso, escolher o estado e fazer o download com a lista de todos os nomes. Então, é só abrir o arquivo para procurar o nome completo.

Se a pessoa solicitou filiação a um partido, mas não está incluída na relação oficial dos filiados, ela poderá requerer ao Juiz Eleitoral de sua zona uma intimação para solicitar que o partido formalize a sua filiação.

Para se desfiliar de um partido, o eleitor precisa entregar no diretório municipal de seu parcido uma carta de desfiliação.

O Juiz Eleitoral da zona também precisa receber a informação. O partido tem o prazo de até dois dias para encerrar o vínculo do eleitor.