O que Faz um Mesário nas Eleições?

0
40
qual o papel do mesário?
funções do mesário

O que faz um mesário nas eleições? Essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas que foram convocadas pela Justiça eleitoral para trabalhar nas Eleições. Se este é o seu caso, ou se você simplesmente tem curiosidade em saber qual a função das pessoas que trabalham como mesários nas eleições, este artigo vai tirar todas as suas dúvidas sobre o tema.

No Brasil, a realização das eleições só são possíveis com a existência de pessoas importantes que trabalham como mesários. Servidores que possuem grandes e essenciais funções para que o dia da festa da democracia ocorra como esperado.

Em todo o país, existem cerca de 145 milhões de eleitores e mais de 200 milhões de habitantes. Os votos registrados no sistema do Brasil são coletados por meio de mais de meio milhão de urnas eletrônicas.

Este enorme número de urnas, distribuídas por seções e zonas localizados em bairros, municípios e estados do Brasil só conseguem ser gerenciados por meio dos mesários.

Mas, afinal de contas, o que faz um mesário nas eleições do Brasil? Estes cidadãos são convocados pela Justiça Eleitoral para ajudarem no dia do pleito, coletando as assinaturas dos eleitores e também as impressões digitais.

O mesário é o responsável por registrar quais foram os eleitores faltosos e são muito importante para que o dia da eleição ocorra normalmente, coletando os votos de todos os cidadãos registrados.

O que fazem os mesários? – A seleção

De acordo com os dados disponíveis no serviço de informação da Justiça Eleitoral Brasileira, qualquer pessoa com dados eleitorais corretos no sistema pode ser um mesário.

Contudo, existe uma cláusula no Código Eleitoral, regulamentando as eleições no país, e esta salienta que existe uma preferência pelas pessoas que possuem ensino superior completo, assim como professores e servidores públicos em geral.

Os demais eleitores são selecionados se não houverem eleitores com as características citadas para trabalharem como mesários no dia da eleição.

Não são selecionados para servirem como mesários os eleitores menores de 18 anos, que estão em débito com a justiça eleitoral ou que seja candidato, possua parentes indicados ao pleito (neste caso, até em segundo grau, como cunhados e genros).

Além dos citados, o poder eleitoral brasileiro prevê que policiais, pessoas que trabalham no poder executivo e pessoas ligadas a partidos políticos também não podem ser indicadas para fazer o trabalho de mesário.

O mesário tem benefícios, mas o serviço é obrigatório e não tem remuneração. No dia da eleição, o cidadão ganha um auxílio alimentação de R$ 30 e dois dias de folga por cada dia trabalhado como mesário, com o valor abonado.

Elei›es 2014 – Voto em tr‰nsito no IESB, Asa Sul, Bras’lia. Foto: Marri Nogueira/Agência Senado

Como faço para ser mesário voluntário nas Eleições?

Existem duas formas de um mesário ser selecionado: por solicitação da Justiça Eleitoral ou por uma inscrição voluntária. O cidadão interessado precisa se inscrever no portal oficial do TSE – Tribunal Superior Eleitoral, ou então ir até o seu cartório eleitoral para demonstrar o interesse.

A inscrição como mesário voluntário é por Estado. Se você tem interesse em se inscrever nesta modalidade, poderá acessar esta página: http://www.tse.jus.br/eleitor/mesario/programa-mesario-voluntario

O mesário voluntário não precisa passar por seleção, este é convocado automaticamente pela Justiça e tem os mesmos direitos e deveres do que é convocado de ofício.

Do outro lado, quem não quer ser mesário tem até cinco dias após ter sido convocado para justificar o motivo da negativa. Esta justificativa passará por um juiz e ele poderá acatar ou negar o pedido.

É muito importante fazer a justificativa previamente, uma vez que a ausência de um mesário pode interferir no funcionamento de uma seção eleitoral. Caso isso de fato aconteça, a pessoa poderá ser condenada a pagar uma multa estimada em até um salário mínimo ou uma prisão por dois meses.

Entre os benefícios para os mesários aparecem vantagem em caso de empate nos concursos públicos e contagem de horas para universidade. O mesário tem o dia de trabalho abonado por cada dia de treinamento antes da eleição.

Como você pode observar, as funções de um mesário no dia da eleição são extremamente importantes para a Democracia e para o bom andamento do pleito. Sem os mesários e a sua dedicação, seria praticamente impossível realizar as eleições, tamanha a responsabilidade que esses agentes públicos possuem.