Como Regularizar o Título de Eleitor

Como Regularizar o Título de Eleitor? Um dos momentos mais importantes para os cidadãos brasileiros se aproxima e o momento ainda gera muitas dúvidas para os eleitores.

Uma destas dúvidas é “como regularizar o Título de Eleitor?”. Neste artigo, nós vamos esclarecer algumas questões para que seja possível votar em seus representantes políticos.

Como regularizar o Título de Eleitor? Veja como

É muito normal surgirem alguns problemas de última hora, por isso é sempre bom resolver tudo o quanto antes, buscar o seu título bem antes, saber sua situação eleitoral e outros detalhes importantes.

Para saber se a sua situação está regularizada com a Justiça Eleitoral, basta acessar este site, nele, você estará numa página segura do Tribunal Superior Eleitoral.

No portal oficial, bastará preencher seu nome completo e data de nascimento para que o sistema responde se há alguma pendência.

A TSE ainda oferece uma opção no Twitter, onde um atendente virtual irá lhe ajudar a consultar informações importantes sobre o seu título.

Ainda neste link é possível encontrar a página de quitação eleitoral, solicitada para muitos momentos importantes para o cidadão, como a retirada de passaporte.

Se a sua situação com o órgão eleitoral estiver completamente regular, está tudo certo. Porém, se você perdeu o título de eleitor, é possível baixar uma versão digital de seu documento para apresentar no dia da votação. O aplicativo se chama e-Título e está disponível para celulares.

Na hora do voto é necessário levar um documento oficial com foto para que seja identificado pelo mesário.

regularizar o título de eleitor

Minha situação está irregular! 

Se você ficou três eleições sem votar e não justificou em nenhuma das vezes a sua ausência, existe aí um problema com a Justiça Eleitoral. Cada turno conta como uma eleição.

O eleitor que está irregular precisa ir presencialmente ao cartório eleitoral mais próximo de sua casa até o dia nove de maio para regularizar a sua situação.

A eleição acontece no dia 7 de outubro e por isso, o dia 9 de maio é o limite, pois está previsto em lei que o cadastro eleitoral precisa ser resolvido em até 151 dias antes da votação acontecer.

Como regularizar o Título de Eleitor – Transferência

Se você mudou de cidade e não sabe como alterar o local para escolher os seus representantes políticos, nós também podemos lhe ajudar!

Para exercer sua cidadania, será preciso buscar o cartório eleitoral mais perto de sua nova residência até o dia 9 de maio com seu comprovante de residência e um documento oficial com foto.

Assim, você vai conseguir provar que está morando na nova cidade e que necessita modificar seu local de voto.

Travestis e transexuais que desejam incluir seu nome social no título de eleitor para votar nestas eleições também necessitam fazê-lo antes do fechamento do cadastro.

A mudança é muito simples, de acordo com o TSE, exigindo somente uma autodeclaração do novo nome de identificação. Assim, o nome social e civil estarão registrados para o TSE.

Os eleitores com deficiência de precisam de atendimento especial no dia da eleição precisam fazer comunicado à Justiça Eleitoral antes do fechamento do prazo.

É muito importante regularizar a situação do título de eleitor para manter todos os direitos alinhados com a lei.